Bem vindos,

Bem vindos, ao mundo virtual da informação, fiquem atentos...muita coisa vai rolar..

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

METAMORFOSE IMPLACÁVEL


Foi na dia 13 de Julho de 1985, sob a batuta de Bob Geldof, O LIVE AID foi apresentado ao mundo.
Tratava-se de um show simultâneo realizado na Inglaterra e nos Estados Unidos que contou com inúmeros ícones do rock.

O objetivo do festival era angariar fundos para combater a fome na Etiópia. Desde então, a data ficou marcada como o DIA MUNDIAL DO ROCK.

Aproveitando o ensejo, uma pergunta: O QUE ACONTECEU COM O ROCK BRASILEIRO????


O CALDO DESANDOU

Assim como nos Estados Unidos e em outros centros, antigamente o rock nacional era reconhecido pelo seu poder subversivo, forte e consistente. Com o passar dos anos, a coisa parece ter mudado no cenário nacional. A moda agora é pedir para pular, dançar, cantar o amor, a amizade e a felicidade.

Os novos ícones desse nova geração são enquadradas em um novo gênero rotulado de ''happy rock'' ( rock feliz). No momento as bandas dessa nova safra que mais fazem sucesso são Cine, Restart ( criadora do rótulo happy rock) e Hori. Em comum entre elas, além das letras 'felizes' e sonoridade imatura, um visual bem alegre e colorido ostentando por integrantes bem ajambrados.

Enfim, uma equação que resulta em febre entre o público teen e revolta para os amantes do bom e velho rock'n'roll, que não veem na grande mídia bandas diferentes desse novo escopo- que notadamente, só faz sucesso para o público juvenil. Mas por que isso acontece?? As gravadoras insistem em empurrar esse novo gênero garganta abaixo dos ouvintes ou não há público para outro tipo de sonoridade??



ENTULHO GOELA ABAIXO




Foi-se o tempo em que a mídia sempre queria mostrar o que era bom, o que era inovador, prezam pelo dinheiro acima de tudo. Eles tem que explorar o ponto chave das mentalidades dos adolescentes, pois o happy rock é muito fraco, não há comprometimento com a música, até porque o adolescente é muito fácil de influenciar. Qualquer coisa exposta na mídia dizendo ser a sensação do momento, eles irão escutar.

Público para outras sonoridades sempre haverá. Existem inúmeros circuitos independentes em que escolhem bandas de diferentes estilos, denotando que é preciso mergulhar no underground para entrar em contato com um bom rock, que não segue o rótulo imposto pela mídia.



CRONOLOGIA DO ROCK


Década de 50:

Apoiado por gêneros da música negra como R&B e Gospel, nasce o rock in roll que rapidamente se espalha pelos subúrbios de todas as partes dos Estados Unidos. Surgem ícones como Chuck Berry e Elvis Presley. Contudo, a música Rock around the dock, de Bill Haley & The Comets, se torna o primeiro single de rock a chegar nas paradas de sucesso 1955.





Anos 60:


Em meio ao marasmo encontrado no cenário norte-americano, o rock britânico aparece com muito potencial. Bandas como Beatles e Rolling Stones chegam causando fervor. Ao final dessa década, o Festival Woodstock consagra um rock mais alternativo que clamava pela psicodelia, tendo Janis Joplin e Jimmy Hendrix como grandes expoentes.








Anos 70:




Surgem bandas com um estilo mais agressivo como Led Zeppelin, Kiss, AC/DC, Queen, Black Sabbath, dando origem ao hard rock. em 1978, o albúm de estréia da banda Van Halen de uma sobrevida ao estilo 'hard'. Após isso, os caras do Iron Maiden e Metálica tiveram a possibilidade de tornar o rock ainda mais agressivo, dando início a consolidação do cenário 'heavy metal'.



Anos 80:





O punk rock ''cozinhado'' na década de 70 estoura com The Clash, Sex Pistols e outras bandas do Reino Unido. Ramones fazem as honras nos Estados Unidos. Surge também a ' nem wave' com artistas como David Bowie.

Final da década de 80 Gun's Roses surgem a partir da combinação de duas bandas de 'glam rock'. Um estilo mais melodramático também rivaliza nesse panorama, tendo a banda The Cure como uma referência.







Década de 90:






O movimento grunge domina a cena e o Nirvana chega ao topo das paradas de sucesso. Na virada do século, bandas como Strokes, The Vines, Libertines e White Stripes tentam manter o rock vivo.



----------------------------------



2 comentários:

Anônimo disse...

década d 80, a melhor..faltou aí o Culture.

Anônimo disse...

80..a melhor e o Culture!!